2005/08/31

comunicado sobre a água


ÁGUAS (pouco) PARADAS EM MIRANDA DO CORVO

Não há como esconder. Há gato(a) escondido(a) com o rabo de fora! O executivo municipal pretende, através dos comunicados distribuídos em Agosto, fazer crer aos mirandenses que o problema da falta de água tem a ver com a extrema seca que se abateu sobre o nosso país. E, nesses comunicados, apela à contenção no consumo, ameaçando com o racionamento da água.
O executivo municipal não pode ser pessoa de bem, pois esbanja água pública em diversos locais. Em especial, nas piscinas públicas do concelho, nas regas dos jardins, na fonte localizada entre as ruas João Paulo II e Mota Pinto, onde milhares de litros de água se esvaem e evaporam diariamente.
Tentar fazer crer aos mirandenses, que a água que actualmente se bebe está poluída devido aos rios estarem secos e esgotados, é pura mentira! Desde o passado mês de Março, a água da rede pública sabe e cheira mal, encontrando-se imprópria para consumo, devido às constantes descargas da Cidacel, a montante de Segade.
Desde há tempos, muita gente se ia queixando de ter ficado com os cabelos sujos, cheios de azeite, que o detergente da máquina de lavar não funcionava e que água da sopa sabia mal... Desde então, muitos mirandenses tiveram de passar a comprar garrafões de água...
Não faz sentido dizer que há falta de água neste concelho, pois as terras de Miranda do Corvo são bastante ricas em lençóis subterrâneos. Se, em vez de obras de fachada, houvessem obras de fundo - mais furos para obtenção de água, instalação de filtros capazes nas ETA, aplicação de coimas aos agentes poluidores e instalação de ETARs nas indústrias – a situação seria bem diferente!
Porque não foi inaugurada até agora uma estação para captação de água, no Largo da Cruz Branca ou no estaleiro da Câmara Municipal? Existe ali uma nascente subterrânea, que não está seca e alimenta muitas casas entre o Corvo e a Cruz Branca. E porque não se fizeram furos nas Fontainhas, Carapinhal e em plena serra, perto de Tábuas?
“Vale Tudo” é o show pronto para consumo. Maquilhagem, luzes, acção e já está…Vale a demagogia para enganar à farta. Vale o faz-de-conta que se resolvem os problemas de quatro em quatro anos. E vale o oportunismo para manter mais do mesmo no poder local local.
Por outro lado, o Bloco de Esquerda vem recordar que a ligação da rede de água à empresa Águas do Mondego já estava planeada. Porque é que só agora foi feita, qual coelho mágico saído da cartola? Será que está reservado algum lugar na administração da empresa Águas do Mondego a algum ilustre mirandense?
Os mirandenses é que vão ser penalizados nesta história toda, pois sairão por certo a perder, passando a pagar a água a preço muito mais caro! Exige-se transparência…. neste negócio de águas (pouco) paradas.

Núcleo do Bloco de Esquerda, 31 de Agosto de 2005
Comunicado distribuído em mão, em Miranda do Corvo, dia 31 de Agosto de 2005
Composto e revisto dia 30 de Agosto de 2005

Sem comentários: