2008/12/04

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO METE CABEÇA NA AREIA

SUSPENSÃO DO MODELO DE AVALIAÇÃO E DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA

O Núcleo do Bloco de Esquerda de Miranda do Corvo considera que o actual modelo de avaliação de desempenho de docentes se enquadra numa orientação unicamente economicista, no qual se baseia também o actual estatuto da carreira docente.

Para além dos inúmeros problemas suscitados na tentativa de aplicação deste modelo de avaliação, face à sua complexidade e obtusidade, sabe-se que as recomendações do Conselho Científico da Avaliação dos Professores, estrutura criada pelo Ministério da Educação, estabelecem duras críticas a aspectos centrais do modelo e que, o Conselho das Escolas, órgão consultivo do Ministério da Educação, solicitou a suspensão desta avaliação.

Tem havido um clima de enorme contestação e indignação dos professores e educadores, mesmo depois das medidas simplex do Ministério da Educação. A insustentável instabilidade e mal-estar que se vivem na comunidade educativa, prejudica efectivamente o processo de ensino-aprendizagem.

A Educação é um processo cultural, participativo e participado, em que os professores/educadores não podem ser reduzidos a meros distribuidores de instrução e os alunos a meros receptáculos de uma massa de conhecimento sem qualquer coesão e de tecnologias desfasadas da aprendizagem de conteúdos.

O Núcleo do Bloco de Esquerda de Miranda do Corvo solidariza-se com a luta dos professores e educadores, em defesa da Escola Pública com qualidade e da imediata suspensão de todas as iniciativas e actividades relacionadas com o processo de avaliação em curso.

Miranda do Corvo, 26 de Novembro de 2008