2005/09/19

Jornal Mirante - Um verdadeiro atropelo!

O Bloco de Esquerda não consegue compreender como um órgão de informação local faz tudo, tudo, menos informar a/o(s) cidadã/o(s), daquilo que se passa no seu concelho. Talvez seja melhor reformular a questão: informa , sim senhor, mas tudo o que seja considerado bom e esteja relacionado com o mandato da Sra. Presidente. Se não for conveniente, já o comum dos leitores não tem acesso. Por exemplo, o facto de ter sido chumbado pelo tribunal o nome apresentado para a coligação PSD/CDS/PP de "Fátima Ramos a nossa Presidente", em que foi personalizada e centralizada numa só pessoa o nome de uma coligação, talvez não fosse importante... Foi mudado o slogan. Mas que interessa isso, não é verdade?
É escandalosa a última edição do Mirante. Os munícipes já estão habituados à falta de imparcialidade a que o Mirante nos habituou, mas verificar isso, pactuando com total impunidade, é que o Bloco de Esquerda não pode fazer.
Olhamos para a primeira página e temos uma fotografia da Presidente da Câmara de Miranda do Corvo a chamar-nos a atenção para um artigo no interior do jornal. Nas páginas centrais temos um extenso texto, acompanhado por fotografias da Sra. Presidente. Claro! Para não pensarmos que se trata de um texto de pura promoção pessoal, e porque estamos em pré-campanha eleitoral, diz-se que é um balanço do seu mandato. Interessante! E onde estão os candidatos dos outros partidos aos vários órgãos autárquicos? Também terão esse destaque? Porventura irá ser feita uma entrevista aos vários candidatos à autarquia Mirandense, como já foi feito pelo Mirante? Mas sendo um jornal mensal, para as eleições de 9 de Outubro, certamente irá sair já muito em cima da hora. Que azar!

Ao abrirmos o jornal, como tem sempre vindo a ser feito, temos a nota editorial feita pelo Sr. Director interino do Jornal, que por mero acaso, é o marido e chefe de gabinete da Sra. Presidente. Depois é um rol de acções, participações, inaugurações feitas pela Sra. Presidente! Já não esquecendo os candidatos às Juntas de Freguesia, à Assembleia Municipal, pelo PSD. Claro! .
Incompreensível é o texto de resposta da Sra. Presidente ao nosso comunicado "Águas paradas em Miranda do Corvo", em que os leitores têm direito à resposta da Dra. Fátima Ramos, mas não têm acesso ao comunicado em si! Será que o hábito de utilizar o lápis laranja, acaba por dar origem a esquecimentos, mesmo daquilo que deve ser noticiado?
O Bloco de Esquerda de Miranda do Corvo não existe só para criticar, como faz acreditar a Dra. Fátima Ramos. O que não podemos, nem queremos, é fazer de conta que não vemos os verdadeiros atropelos que são feitos à liberdade de imprensa, ao direito de sermos informados sem parcialidade, com transparência e qualidade.
A oposição existe em Miranda do Corvo e merece ser tratada com respeito.

Candidatura do Bloco de Esquerda de Miranda do Corvo

Comunicado sobre o Mirante

Exmos. (as) Srs.(as):
Vem o Núcleo do Bloco de Esquerda de Miranda do Corvo distribuir o comunicado que segue em anexo à comunicação social, para ulterior publicação. Este mesmo comunicado será distribuído à população, nos próximos dias. É incompreensível, em pleno século XXI, os constantes atropelos à Democracia levados a cabo por alguns autarcas laranja, que se servem dum jornal -«Mirante», como se fosse o «Povo Livre», esquecendo a premissa de informar com isenção e imparcialidade, em que a «cultura do «eu quero, posso emando» prevalece e as oposições são silenciadas à boa maneira estalinista, onde nada escapa, desde a tentativa do controle total das colectividades, à manipulação dos mirandenses e com estas situações não pode pactuar o Núcleo do Bloco de Esquerda de Miranda do Corvo.
Miranda do Corvo, 18 de Setembro de 2005
Com os melhores cumprimentos,
Pelo Núcleo do Bloco de Esquerda de Miranda do Corvo
Mário Nunes