2006/06/29

COMUNICADO SAÚDE

Não engolimos SAPs


O Núcleo do BE de Miranda do Corvo não aceita aquilo que fomos alertando durante largos meses e que está prestes a concretizar-se da pior forma. Repudiamos veementemente o encerramento do Serviço de Urgência durante o período da noite, assim como o horário de funcionamento que nos quer ser imposto pelo senhor Presidente da ARS.

Faz hoje uma semana que Fernando Regateiro reuniu com a Comissão Municipal de Saúde de Miranda do Corvo para anunciar o que já todas/os sabiam: que o governo PS não arreda pé do encerramento dos SAPs sem que se vislumbrem luzes ao fundo do túnel quanto à criação de UBS (Unidades Básicas de Saúde) que nós designamos por PAS (Pólos Avançados de Saúde).

1. Demarcamo-nos das posições dos SAPOS locais:

- do PS que joga com pau de 2 bicos – votou anteriormente uma moção contra o encerramento do SAP de Miranda do Corvo, mas vai adormecendo a sua contestação embalado que está pela música do governo;
- do PSD que não pretende ser almofada do governo e opõe-se frontalmente ao encerramento do SAP de Miranda do Corvo, mas sabe bem com que linhas se podem coser os financiamentos do sector privado.

2. Demarcamo-nos dos SAPOS nacionais:

- também defendemos o fim do despesismo que existe em vários serviços públicos e não embarcamos no populismo tão do agrado das várias forças políticas do terreno;
- também defendemos as UBSs como serviços públicos de boa qualidade, mas a uma distância razoável, tanto em relação aos actuais centros de saúde como ao Hospital central;

No entanto, depois de Fernando Regateiro ter anunciado que as futuras UBSs se situariam a 60 minutos do Hospital Central, pasmámo-nos e questionamos:

a) haverá alguma UBS no distrito de Coimbra? Se vier a ser construída onde se situaria, no litoral?
b) Haverá alguma UBS nos próximos 2 ou 3 anos? Se houver, onde estão os tais projectos e financiamentos?

Se dúvidas havia, certezas há: leia-se o relatório da Primavera de 2006 do OPSS (Observatório Português de Sistemas de Saúde), págs. 60 a 67. Se não estão projectadas UBSs para funcionarem a curto prazo, não aceitamos o encerramento do SAP de Miranda do Corvo.

Por outro lado, o Núcleo do BE de Miranda do Corvo continua a acreditar que sem uma mobilização cívica da(o)s munícipes, tudo será feito e os princípios fundamentais pelos quais devemos lutar não passarão de simples murmúrios para o governo central. Será que não é suficiente o anúncio de encerramento, só depois de tudo concretizado é que a(o)s munícipes reagem em vez de agirem?


Cabe também aos vários quadrantes políticos unirem-se e arranjarem formas de luta, sem as tradicionais quezílias e protagonismos.

Não engolimos SAPOS! Defendemos uma saúde pública de qualidade!


O Núcleo do Bloco de Esquerda de Miranda do Corvo, 28 de Junho de 2006

2006/06/26

CONVERSAS DIVERSAS : TIMOR LESTE

TIMOR LESTE

convidados:

José Manuel Pureza
Luís Fazenda

28 de Junho 1º Andar 4ªfeira – 21H30 Galeria Sta Clara