2005/10/15

BE

Fiquem com este e esperem oposição organizada e lutadora em MC :
www.bloco.org

Ponto de situação

Sobre os resultados das eleições autárquicas
1. (...) Os resultados fundamentais indicam um desastre eleitoral do PS, o reforço do PSD e do PCP quanto a vitórias em câmaras municipais e uma subida eleitoral muito significativa do Bloco de Esquerda. Os resultados demonstram um importante e justificado descontentamento em relação à políticagovernamental.
2. É de sublinhar as vitórias do populismo em Gondomar, Oeiras e Felgueiras, mas a sua derrota em Amarante.
3. O Bloco manteve a maioria absoluta na Câmara de Salvaterra de Magos e elegeu cerca de 350 representantes nas assembleias municipais e nas freguesias: pelo menos 105 deputados municipais e quase 250 membros das assembleias de freguesia. Os deputados e deputadas municipais representam todo o país, desde as grandes áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, nos distritos com maior concentração populacional como Santarém, Setúbal, Braga, Algarve, Madeira, Aveiro, Coimbra e outros em concelhos do interior como Bragança.
4. A votação do Bloco (...) regista um aumento muito significativo: mais 96.199 votos nas Câmaras Municipais, 135.676 nas assembleias municipais e 89.476 nas assembleias de freguesia. Na maior parte dos casos, este aumento dev otação significa uma triplicação dos votos obtidos em 2001 e a consolidação das percentagens obtidas nas eleições legislativas. Para efeitos de comparação, registe-se que o CDS perde 28.814 votos nas Câmaras e 49.684 nas assembleias municipais (ressalvando os casos em que constitui coligações com o PSD) e a CDU ganha 5.549 votos nas assembleias municipais e perde 90 nas Câmaras em relação a 2001 (excluindo a votação de Lisboa, dado que em 2001 participou numa coligação com o PS e os dados não são portanto totalmente comparáveis).
5. O Bloco consegue uma vitória em Lisboa, com a eleição de Sá Fernandes, e sofre ainda uma derrota no Porto, com a não eleição de Teixeira Lopes. Em ambos os casos, as percentagens obtidas para as assembleias municipais são superiores às obtidas para as recentes eleições legislativas. A eleição de deputados municipais corresponde à expectativa do Bloco, mas a eleição de vereadores fica abaixo dos objectivos do Bloco, estando ainda pendente de recontagem de votos brancos e nulos a definição da eleição em Sesimbra e Almada (onde os vereadores não foram eleitos por muito poucos votos).

Novas

Nestas eleições, o Bloco de Esquerda obteve, a nível nacional, 2,96% de votos. O resultado foi diferente do que foi obtido nas legislativas de Fevereiro/2005. Mas as eleições não se podem comparar. No entanto, o Bloco consolidou e ganhou maior representatividade no território (ver nota de imprensa).
Em Miranda do Corvo, o núcleo do Bloco surgiu há coisa de meio ano. Daí em diante (durante 2 meses e meio) constituíram-se as listas candidatas à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia, apesar de muitas vicissitudes conhecidas e sentidas. Deste modo, o BE participou pela primeira vez nas eleições autárquicas do concelho de Miranda do Corvo. Os resultados eleitorais ficaram abaixo dalgumas perspectivas existentes, mas não podem ser motivo para desespero. A vida continua...O núcleo do BE de Miranda do Corvo fez um trabalho meritório, tanto a nível político, como a nível humano. Passado o rescaldo eleitoral, há um conjunto de responsabilidades acrescidas para na prossecução de todo um trabalho que se avizinha: eleições presidenciais, consolidação do núcleo, etc. As sementes estão e foram lançadas... Há um grande trabalho por fazer! Não podemos encerrar para obras, pois temo-las na frente.
--------------------
Notícias do Bloco

O Bloco de Esquerda elegeu 114 deputada(o)s municipais. Elegeu ainda 7 vereadora(e)s - em Lisboa, Moita, Entroncamento e Salvaterra de Magos - e 231 membros de assembleias de freguesia. Não estão fechadas as eleições para as Câmaras (dada a recontagem que foi pedida pelo BE em Almada e Sesimbra, onde estivemos à beira de eleger um vereador).

O Bloco de Esquerda quase triplicou a votação (212 mil em 2005 contra 80 mil em 2001). No total, o BE passou de 352 eleita(o)s locais, contra apenas 78 em 2001.

Foram eleita(o)s 10 deputada(o)s em Salvaterra de Magos, 5 em Lisboa, 4 em Braga, 3 em Sintra, Amadora, Matosinhos, Entroncamento, Almada, Moita e Seixal, 2 no Funchal, Porto, Barcelos, Guimarães, Coimbra, Portimão, Cascais, Loures, Oeiras, Vila Franca de Xira, Odivelas, Maia, Gaia, Ponte da Barca, Viana do Castelo, Barreiro, Sesimbra e Setúbal.

Foram ainda eleita(o)s deputados em Aveiro, Espinho, Ovar, Feira, Castro Verde, Fafe, Famalicão, Vizela, Bragança, Castelo Branco, Covilhã, Figueira da Foz, Lousã, Faro, Loulé, Silves, Vila do Bispo, Alcobaça, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Elvas, Amarante, Valongo, Gondomar, Vila do Conde, Abrantes, Benavente, Cartaxo, Santarém, Tomar, Torres Novas, Montijo, Palmela, Montalegre e Viseu, Santiago do Cacém.

camaradas

Aqui vão 2 blogs do núcleo do BE na Figueira da Foz:

espaço de energia alternativahttp://blocoffoz.blogs.sapo.pt/
espaço de opiniãohttp://bloco.blogs.sapo.pt/