2005/10/04

A EDUCAÇÃO É UMA MIRAGEM... EM MIRANDA DO CORVO

Ao longo dos últimos meses, todas e todos as/os mirandenses têm sido confrontadas/os com diversos actos públicos, que procuram evidenciar a preocupação da autarquia com a educação. Feitas as contas, o que parece, não é!!!
Inaugurações? Lançamento de primeiras pedras? Actos de consignação? O que vêm a ser afinal os equipamentos escolares construídos ou em construção? Oportunidades para a fotografia? Obras de calendário eleitoral? Não arriscamos uma resposta. Uma constatação apenas: em Miranda do Corvo a educação é uma miragem em termos de planificação e estratégia.
A construção da nova escola EB 2, 3 + Secundário, nos moldes em que está a ser realizada, representa um total desprezo pelas crianças e jovens do concelho, que assistem em definitivo ao enterro da possibilidade de usufruírem de espaços de trabalho e de estudo de qualidade. Não basta pintar e colocar um elevador e/ou o aquecimento num edifício obsoleto para torná-lo capaz de responder aos desafios de uma educação de qualidade.
Significa também um total alheamento face às aspirações das famílias dessas crianças e jovens que assistem em definitivo à manutenção da situação de insegurança que representa a obrigatoriedade de sair do recinto escolar, para aceder ao pavilhão gimnodesportivo (pago na sua maior parte pelo Ministério da Educação) onde decorrem as aulas de educação física.
E constitui ainda um total esquecimento de todas e todos as/os alunas/os com problemas de mobilidade que vêem definitivamente dificultado o acesso à educação física, quando o mau tempo não arrisca colocar as cadeiras de rodas eléctricas, à mercê do temporal.
Até podem dizer que não é culpa sua, que é dos estrategos do Ministério da Educação, dos engenheiros, enfim dos outros…Não podemos porém esquecer que o executivo camarário foi parceiro da decisão, pactuou com a falta de soluções e não foi capaz de olhar para os seus munícipes e resolver os problemas. Aliás, transformou os problemas provisórios (as antigas instalações pré-fabricadas) em situações definitivas.
Quanto ao novo Jardim-de-infância, não há dúvida que é uma obra de mérito, há muito desejada pelas famílias mirandenses. O problema é que fica na outra ponta da vila, enterrando em definitivo a possibilidade da construção de um pólo escolar que pudesse integrar num mesmo espaço, equipamentos escolares que servissem as crianças desde o pré-escolar ao secundário, facilitando a vida das famílias e a montagem de um dispositivo de segurança que protegesse os estudantes.
No entanto e enquanto o pré-escolar tem edifício novo, o 1º Ciclo continua a funcionar em situação precária, em horário duplo, não oferecendo condições nem espaço para funcionarem actividades extra-curriculares fundamentais à formação de novos cidadãos. Será que está planeado um novo edifício para outra ponta da vila?
Mais uma vez, parece ter vencido o calendário eleitoral, a ânsia da obra (mal) feita para mirandense ver em vez de uma verdadeira política de desenvolvimento.


Núcleo do Bloco de Esquerda, 25 de Setembro de 2005

FRANCISCO LOUÇÃ

coordenador nacional do Bloco de Esquerda visita Miranda do Corvo, no próximo dia 05 de Outubro de 2005, entre as 11 e as 15 horas, onde apontará um ponto negro no COncelho de Miranda do Corvo.
Entre as 13 e as 15 horas terá lugar uma Chanfanada Bloquista, no Café Restaurante Alheda-Caracol (situado nas proximidades do posto de Turismo de Miranda do Corvo).
O almoço será pago por todos.

2005/10/03

SESSÃO PÚBLICA

Entramos agora na recta final desta campanha eleitoral para as autárquicas... Sendo assim, chegou também a altura de se realizar a Sessão Pública do Bloco de Esquerda, que irá servir para demonstrar o crescimento da nossa força política.
A sessão realizar-se-á na próxima 4ª feira (5 de Outubro) a partir das 21h30, no Auditório do Instituto Português da Juventude (rua Pedro Monteiro, em Coimbra). Durante a mesma, usarão da palavra: José Augusto Ferreira da Silva (mandatário), Catarina Martins (candidata à AMC), Marisa Matias (candidata à CMC) e Francisco Louçâ (coordenador nacional do BE). De salientar, que esta sessão também contará com a actuação do grupo Dazkarieh*, durante cerca de meia hora.Traz
amig@s também!!!*"
A música dos Dazkarieh é caracterizada por um manancial rico e diversificado de sons inspirados em várias culturas musicais do planeta (...) do Brasil ao Caribe e aos Andes, da África à Índia, da Irlanda à Espanha. Partindo de idiomas musicais que caracterizam géneros como o flamenco, o jazz, a música tradicional europeia ou a música popular brasileira, este grupo de jovens portugueses apresenta uma síntese inovadora de música composta e improvisada que se torna, de facto, uma música do mundo." Salwa El-Shawan Castelo-Branco, etnomusicóloga