2008/01/02

Escola Sede do município: o parente pobre de Miranda

O Núcleo do BE de Miranda do Corvo não compreende como é possível uma cegueira propagandística por parte do executivo da Câmara Municipal de Miranda do Corvo. Esquecendo as críticas feitas ao anterior executivo socialista, pelo esbanjamento de dinheiro público em boletins municipais, a edilidade mirandense tem vindo a publicitar os seus feitos de uma forma descarada e estetizada.

A Escola Básica nº1 de Miranda do Corvo teve direito a uma intervenção estética, como consta no boletim municipal “…requalificação do espaço exterior ,…foi melhorada ao nível de pinturas”. O que o boletim se esquece de referir são as obras estruturantes que ficaram na gaveta, as dificuldades do dia-a-dia, sentidas desde o desdobramento de horários pela superlotação, uma vez, que é frequentada por mais de 200 alunos, até à inexistência do serviço de refeições!
Qual não é o nosso espanto quando na sua inconsequente propaganda consta que irá estabelecer contratos, com várias instituições, para que haja um serviço de refeições em 2007/2008. Como se fosse um grande feito! O único serviço que conhecemos, até ao momento (2007!), é o das crianças terem as suas refeições na ADFP, uma vez que a Câmara não soube prever atempadamente que as mesmas seriam necessárias. Foi feito um contrato com uma empresa privada para a Escola EB2/3 Sec. José Falcão, mas no mesmo não constam as refeições para as crianças do 1º ciclo!
É verdade que o boletim municipal refere que “face à existência de IPSS no concelho, assim como empresas privadas, os pais poderão recorrer às mesmas”, mas onde estão as responsabilidades da edilidade mirandense? Para que foi eleito este executivo? Não foi para atender às necessidades do concelho? Todos sabemos que o espelho de um país, neste caso de um concelho, começa pela educação. Se bem que todos as/os munícipes são postos ao corrente de todos e quaisquer pequenos melhoramentos nas outras escolas básicas do concelho, porque é então a Escola Básica nº 1 o parente pobre?
Não se admite que se brinque de forma leviana com a desinformação prestada às/aos munícipes. Esqueceu-se o boletim municipal de referir que está prevista na Carta Educativa de Miranda do Corvo, a curto prazo (2006-2008), a construção de um Centro Educativo em Miranda do Corvo, precisamente para colmatar os problemas da actual EB1.
Aí nada é dito às/aos mirandenses. Já foi feito o projecto? Já se sabe onde irá ser? Será que estão à espera do financiamento do QREN? Há falta de verbas e o milagre do empréstimo dos 800 mil euros pedido pela edilidade irá resolver isso? Nada sabemos. Aí a informação não existe!
Sabemos sim, que as crianças e respectivos pais da EB1 de Miranda do Corvo têm o direito a serem informados e a não serem tratados como munícipes de segunda categoria Exigimos rigor e responsabilidade na publicidade.
Núcleo do Bloco de Esquerda de Miranda do Corvo, 28 de Dezembro de 2007