2005/10/15

Novas

Nestas eleições, o Bloco de Esquerda obteve, a nível nacional, 2,96% de votos. O resultado foi diferente do que foi obtido nas legislativas de Fevereiro/2005. Mas as eleições não se podem comparar. No entanto, o Bloco consolidou e ganhou maior representatividade no território (ver nota de imprensa).
Em Miranda do Corvo, o núcleo do Bloco surgiu há coisa de meio ano. Daí em diante (durante 2 meses e meio) constituíram-se as listas candidatas à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia, apesar de muitas vicissitudes conhecidas e sentidas. Deste modo, o BE participou pela primeira vez nas eleições autárquicas do concelho de Miranda do Corvo. Os resultados eleitorais ficaram abaixo dalgumas perspectivas existentes, mas não podem ser motivo para desespero. A vida continua...O núcleo do BE de Miranda do Corvo fez um trabalho meritório, tanto a nível político, como a nível humano. Passado o rescaldo eleitoral, há um conjunto de responsabilidades acrescidas para na prossecução de todo um trabalho que se avizinha: eleições presidenciais, consolidação do núcleo, etc. As sementes estão e foram lançadas... Há um grande trabalho por fazer! Não podemos encerrar para obras, pois temo-las na frente.
--------------------
Notícias do Bloco

O Bloco de Esquerda elegeu 114 deputada(o)s municipais. Elegeu ainda 7 vereadora(e)s - em Lisboa, Moita, Entroncamento e Salvaterra de Magos - e 231 membros de assembleias de freguesia. Não estão fechadas as eleições para as Câmaras (dada a recontagem que foi pedida pelo BE em Almada e Sesimbra, onde estivemos à beira de eleger um vereador).

O Bloco de Esquerda quase triplicou a votação (212 mil em 2005 contra 80 mil em 2001). No total, o BE passou de 352 eleita(o)s locais, contra apenas 78 em 2001.

Foram eleita(o)s 10 deputada(o)s em Salvaterra de Magos, 5 em Lisboa, 4 em Braga, 3 em Sintra, Amadora, Matosinhos, Entroncamento, Almada, Moita e Seixal, 2 no Funchal, Porto, Barcelos, Guimarães, Coimbra, Portimão, Cascais, Loures, Oeiras, Vila Franca de Xira, Odivelas, Maia, Gaia, Ponte da Barca, Viana do Castelo, Barreiro, Sesimbra e Setúbal.

Foram ainda eleita(o)s deputados em Aveiro, Espinho, Ovar, Feira, Castro Verde, Fafe, Famalicão, Vizela, Bragança, Castelo Branco, Covilhã, Figueira da Foz, Lousã, Faro, Loulé, Silves, Vila do Bispo, Alcobaça, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Elvas, Amarante, Valongo, Gondomar, Vila do Conde, Abrantes, Benavente, Cartaxo, Santarém, Tomar, Torres Novas, Montijo, Palmela, Montalegre e Viseu, Santiago do Cacém.

Sem comentários: